O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O JEJUM

Primeiramente, você precisa se perguntar o motivo pelo qual estaria fazendo o Jejum. Na minha opinião, esse é o ponto mais importante… afinal, trabalho e valorizo muito a individualidade biológica. Isso significa que o que é bom pra mim, pode não ser bom para você. Ou seja, o Jejum apresenta sim, inúmeros benefícios para a saúde, que podemos até listar abaixo:

  • Autofagia de células ruins – potencialmente causadoras de Alzheimer e Câncer.
  • Maior sensibilidade à Insulina – ótimo para Diabéticos.
  • Maior sensibilidade e percepção de fome & saciedade.
  • Aumenta os anos de vida – afinal, realizar digestão exige respiração celular. Esta por sua vez, naturalmente aumenta radiais livres.
  • Diminui marcadores inflamatórios.
  • Melhora a cognição – por ativação de proteínas como BDNF.
  • Melhora padrão de compulsão alimentar – desde que não seja um Jejum programado.
  • Melhor e mais barata forma de Detox que existe.
  • Emagrecimento.

Agora… depois de todos esses benefícios… você me pergunta: Qual seria o motivo de eu não realizar o Jejum… não é mesmo!? Pois bem. O Jejum, naturalmente aumenta o Cortisol. Por manter os níveis de Insulina mais baixos, fisiologicamente o Cortisol ja estaria mais alto. Outra forma de aumentar o Cortisol seria pelo stress gerado no organismo, quando falamos de um Jejum programado – falarei adiante o que seria este tipo de Jejum.

Portanto, pacientes com Fadiga Adrenal (Burnout, Overtraining, Exaustão Adrenal, Estafa…) que já apresentam níveis de Cortisol alterados (muito alto ou muito baixo) não devem exigir mais nada desta glândula… pois poderia sim, piorar muito o quadro.

Quem mais não deve realizar Jejuns prolongados ( >16h ) ?!
Pacientes portadores de Hipotireoidismo. Na teoria, o Jejum não prejudica a tireoide em si… mas na prática, o que acompanho, não é bem assim… Obviamente que existem exceções, mas meus pacientes com Hipotireoidismo, que chegaram realizando Jejuns longos, tiveram seus hormônios tireoidianos alterados sim, o que me faz acreditar que, o Jejum realmente prejudica esta glândula também, uma vez que, mudando a estratégia (mantendo Low Carb e colocando Jejuns máximos de 12h ) o paciente teve melhora clínica e laboratorial… Outro ponto que acredito ter relação, é exatamente pelo aumento do Cortisol e, também, pela diminuição da Glicose sanguínea. Afinal, a tireóide precisa de Glicose para converter corretamente o T4 (Reserva) em T3 (Ativo), e pela doença em si, estes pacientes não devem conseguir realizar a Gliconeogênese de forma eficiente – que seria a criação de Glicose a partir de outros substratos.

E, para finalizar, pacientes com Depressão & Transtornos de Humor não devem realizar Jejuns prolongados, uma vez que a o Carboidrato (Glicose) aumenta a serotonina e, nestes pacientes, este neurotransmissor deve ser levado em consideração ao longo de todo o tratamento. Mas, não entendam mal, não estou sugerindo que comam muitos Carboidratos, apenas que cuidem que não haja uma alteração brusca de Glicose sanguínea ao longo do dia. Portanto, nada de consumo exagerado de Carboidratos, evitar os de Alto Índice Glicêmico e, como cereja do bolo, evitar Jejum > 12h, por precaução. Principalmente se estes estiverem em uso de medicamentos.

No mais, o Jejum prolongado (> 16h ) pode e deve ser praticado. Para os demais pacientes, manter-se em 12h a 14h já é um excelente auxilio para o corpo, e já observa-se os benefícios acima citados. Já o Jejum programado – aquele que não foi simplesmente fisiológico, que é comum acontecer com pessoas que fazem uma alimentação limpa e livre de exageros – deve ser feito somente com orientação nutricional. Normalmente os Jejuns programados são estratégias nutricionais e não devem ser realizados sem supervisão.

Seu corpo, seu templo.
Cuide-se.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.