PONTOS IMPORTANTES SOBRE PERFIL LIPÍDICO
& ANÁLISE DE EXAMES LABORATORIAIS

Este assunto é bem interessante e sempre discutido em consultório. Afinal, o que realmente importa nos resultados dos exames laboratoriais de Perfil Lipídico?! O Colesterol Total?! O HDL?! Será que este realmente protege o coração?! E será que quanto mais alto estiver, melhor?! E o Colesterol… quando está “baixinho, igual de de criança” é algo bom?! Ou será que devo usar Estatinas?!

Pois bem, para esclarecer tudo isso, eu preciso que vocês entendam o que é o Valor de Referência que aparece no exame de sangue. Não sei se vocês sabem, mas aqueles números (mínimo & máximo) não dizem se você está ou não saudável. Basta ver que, em cada laboratório, o Valor de Referência é um. Portanto, como pode ser um fator determinante para a sua saúde, se em um laboratório você teria Diabetes e no outro não?!

Assim fica claro que tem algo por trás deste número… algo que é variável, certo?! Certo! Isso porque os valores de referência são obtidos através de estatística. Vocês se lembram da Curva de Sino (Curva de Gauss, Curva de Distribuição Normal…) que aprendemos na escola ?! Então, na construção desta curva, (gráfico) acha-se um intervalo de números (mínimo e máximo) que contém 95% dos resultados dos pacientes, deixando 2,5% dos valores mais baixos e 2,5% dos valores mais altos, de fora, e entendemos como se fosse resultados “fora normal” .

A partir disso começa a fazer sentido, porque os Valores de Referência para o Colesterol Total vem baixando tanto… há alguns anos atrás, era <200mg/dl. E digo alguns, pois são poucos mesmo… talvez 10 anos, no máximo. Antes disso já foi <220mg/dl, mas não presenciei. Pois bem, estes valores caíram para <190mg/dl, <180mg/dl e já vi alguns laboratórios admitirem <160mg/dl como sendo o valor ideal… – Não vou nem entrar no mérito da relação (comprovada) com o Colesterol baixo e Depressão, baixa de produção de Hormônios Sexuais e etc… 

E agora eu te pergunto… em 10 anos, a população mudou tanto a expressão dos seus genes, que passou ser necessário manter um nível baixo de Colesterol para a sobrevivência da espécie… ou as pessoas estão consumindo Estatinas demais, ou praticando pouquíssima atividade física (o que baixa muito o HDL), mantenho assim, seus níveis de Colesterol sempre baixos…?!

A partir desta informação, sempre falo para meus pacientes se preocuparem com a relação entre os exames e nunca com um resultado isolado. Além disso, trabalho com valores de referência específicos para a Nutrição Funcional, ou seja, o meu foco está na otimização metabólica do meu paciente, portanto, vou colocar abaixo os meus valores de referência, e simular uma leitura, para que fique bem claro o que quero dizer (ESTA PUBLICAÇÃO NÃO SUBSTITUI AVALIAÇÃO MÉDICA OU NUTRICIONAL,  INDIVIDUAL, DO PACIENTE)

Valores de Referência
TG / HDL < 2
TGs < 80
CT / HDL < 3,5
LDL / HDL < 2,3
ApoB/ ApoA1 < 0,5
Insulina < 8mg/dl
HOMA IR < 2

CASO) Paciente do sexo masculino, 57 anos, chega aflito e preocupado com o seguinte exame laboratorial:
Colesterol Total de 227mg/dl
HDL 68mg/dl
LDL 121mg/dl
Triglicérides 72mg/dl
Insulina 5mg/dl

Porque ele estava aflito?! Pois o Colesterol Total dele encontra-se “muito acima” do valor de referência do laboratório (que é <170mg/dl) e, o LDL também deveria estar abaixo de 100mg/dl…
Pelas contas acima, encontramos que:

TG / HDL = 1
TGs = 72
CT / HDL = 3,2
LDL / HDL = 1,7
Insulina = 5mg/dl

Você diria que ele está doente ou correndo risco de saúde?!
Pois bem… este paciente chegou com a receita de Estatina em mãos! Estatina esta, que irá depletar um monte de Coenzima Q10, responsável pela saúde do sistema nervoso central, memória, cognição… causar dor nas pernas e outros muitos efeitos colaterais. Estou dizendo que não se deve tomar a medicação?! Em hipótese alguma! Estou dizendo que todo e qualquer medicamento deveria ser muito bem avaliado antes de ser prescrito, mas não é o que vemos…

O meu recado é que cuidem da alimentação de vocês. Pratiquem atividade física. Descasquem mais e desembalem menos… consequentemente você irá consumir muito menos Carboidratos refinados, que irá melhorar a sua saúde, principalmente cardíaca – assunto para uma próxima publicação – e, tenha um profissional de saúde capacitado de sua confiança!

Seu corpo. Seu templo.
Cuide-se.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.