O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE HIPOTIREOIDISMO DE HASHIMOTO

  • O Hipotireoidismo pode ser subclínico (apenas sintomas, sem exames alterados ou apenas o TSH aumentado. Não deve ser ignorado), o clássico (T3 e T4 baixos, sintomas e TSH aumentado) e o Hashimoto (nesse caso, o corpo produz anticorpos contra a tireoide, ou seja, diariamente você tem um pedacinho dela sendo destruída… lentamente (ou não) mas progressivamente.
  • O Hashimoto é uma doença AUTOIMUNE como qualquer outra, e deve ser cuidada como qualquer outra! Por que?! Porque um corpo que produz anticorpos contra ele mesmo, é muito mais propenso a produzir contra outros orgãos também, como articulações, intestino, pele… ja ouviram falar em Psoríase? Doença de Chron? Doença Celíaca? Diabetes? Lúpus? Fibromialgia? São todas doenças inflamatórias e AUTO IMUNES e hoje, estudos recentes já sugerem o Autismo como auto imune.
  •  Vamos ao que interessa: o que devemos evitar?! Alimentos inflamatório ou seja, que exacerbem a atividade dos anticorpos. E quem são eles?! Leite de vaca (Caseína A1), Amendoim (rico em Ômega 6 e não 3, que é inflamatório… além da presença de aflatoxina, um fungo hepatotóxico), Glúten (O trigo mudou. Mudou porque tudo mudou. O trigo verdadeiro não fazia mal mesmo, os árabes não existiriam se a planta original fosse tão ruim… mas hoje o trigo tem muito mais glúten do que o original, e esse sim inflama e deve ser consumido com muita moderação e atenção por todos, principalmente para quem tem alguma doença inflamatória. E o Açúcar, Corantes artificiais, Conservantes…
  • Além disso, especificamente para a tireóide, devemos evitar consumir vegetais crucíferos crus (Ex. Brócolis, Couve, Couve de Bruxelas, Repolho…) Salmão não selvagem (pois os de cativeiro não se alimentam com Krill (micro camarãoes) fonte de Ômega 3 e Astaxantina, o que da a cor laranja e é super antioxidante, os de cativeiro comem ração, ricas em Ômega 6). A gordura da carne de animais não orgânicos também deve ser consumida com moderação, isso porque todas as toxinas que o animal recebe fica no tecido adiposo, portanto, consuma carnes magras e adicione gordura no preparo ou finalização da refeição. Adoçantes artificiais (sucralose) por conter Cloro em sua composição, o Cloro compete com o Iodo (principal nutriente da Tireoide).

    Tudo isso parece muito chato né… mas a ordem é VARIAR!! Sem terrorismo nutricional, variar é a palavra de ordem sempre. Não precisa deixar de comer Salmão para sempre, mas porque consumir sem conhecimento?! Saber é poder.

  • Agora vamos falar do que podemos e devemos consumir: Ômega 3 (Sementes e castanhas), Vitamina D (ovo, sardinha e sol), Vitamina A (Tomate, Cenoura, Mamão, Abóbora…) Iodo (Algas Marinhas; Frutos do Mar) Sal Rosa, Carne, Frango, Peixes, Ovos, Tofu Orgânico (não estamos falando na soja, e sim no tofu que é a soja fermentada), Verduras, Legumes, Azeite, Sementes, Castanhas, Folhas, Frutas… Resumindo: O que a natureza oferece? Pronto.
  • E agora sobre HIPOTIREOIDISMO & JEJUM!  Eu particularmente não tive bons resultados com o JI longo em pacientes com Hipotireoidismo não controlado. Eles sentem-se muito mais cansados, o sono fica ruim, o cabelo & unhas fracos. Compulsões alimentares surgem. Eu acredito que, por conta do nosso corpo entender ENERGIA como CALORIA, e na falta de energia (pela doença) o corpo começa a roubar nutrientes para a tireoide. Porém, quem se sente bem, não hesite em manter um Jejum, desde que este seja absolutamente confortável. E isso serve para todos.
  • Claro que quanto menor a Glicemia (Jejum), menor a Insulina e maior a produção de Gh que é excelente para uma manutenção de todos os tecidos do corpo, melhora na composição corporal, longevidade… mas até ai, conseguimos manter uma secreção de Gh bacana se mantermos apenas uma alimentação limpa e naturalmente Low Carb.

 

1 responder
  1. Ingrid Argolo
    Ingrid Argolo says:

    Ola Marina, sigo vc no IG e gosto muito dos seus posts. Tenho Hashimoto, descobri aos 13 anos e atualmente tenho 31 anos. Comecei a LCHF em dezembro de 2016 e consegui eliminar 15 kgs. Meu TSH teve uma queda drastica e foi para 0,03, dai minha endrocno reduziu minha dose de syntroid de 200mcg para 175mcg, depois de 2 meses repeti o exame e ainda estava baixo, e minha dose reduziu pra 150mcg, proximo mês vou refazer e vamos ver como estara.
    Eu mantenho minha alimentação em torno de 50gramas de carb net por dia e atualmente estagnei no peso. Eu não faço jejum programado, so natural mesmo.
    Gostaria de perder mais uns 3 kgs, meu % gordura ainda esta em torno de 24%. Tenho 1,67m e meu peso esta em 61kg (mais de 40 dias sem mudança). Eu nao como açucar, gluten, quando saio da dieta é com pipoca ou acai, eu tenho prazer na minha alimentação e nao “furo” com frequencia. Faço 3 alimentações por dia, treino de segunda á sabado (faco musculação e aerobio – 1 hora e 20 min)

    Tem alguma dica para eu melhorar meu desempenho?

    Obrigada pela sua atenção!

    grande beijo!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.