AINDA SOBRE O LIMÃO…

Fico vendo cada pergunta estranha sobre limão que até me assusto… “grávida pode tomar limão?” “meio limão por dia é muito?” “Limão em jejum vai furar meu estômago”
Porque ninguém pergunta esse tipo de coisa sobre refrigerante mas pega tanto no pé do limão? Consomem algo extremamente artificial e ácido (refrigerante), oferecem até na mamadeira para crianças, e vem dizer que limão é tipo uma soda cáustica, que vai derreter seu estômago e fazer buracos no trato gastro intestinal? O acido cítrico do limão é um dos mais fracos que existem, ele não faz nem cócegas se comparado a acidez natural de um estômago bem funcionante. Já o refrigerante, por exemplo, tem acido fosfórico, um composto capaz de derreter até osso de galinha… além disso contém um mar de químicos que seu organismo jamais veria pela frente se vc comesse comida de verdade ao invés de invenções horríveis, que nada se parecem com alimentos que existem na natureza.

Em resumo: se o ser humano consegue suportar até alguns litros de refrigerante por dia, no quesito acidez dentro do estômago, limão é fichinha… certo?!

Agora vamos as diferenças:

  • O limão é acido só ao paladar, para o metabolismo ele gera uma alcalinidade maravilhosa
  • O refrigerante é uma mistura química que brinca com seu paladar mas detona seu organismo no metabolismo, é acido do início ao fim, rouba seu cálcio e vários minerais para evitar a acidificação do corpo… (sistema tampão, lembram? Porque nosso corpo é muito inteligente e vai fazer de tudo para manter seu equilíbrio)

Fico esclarecido? Limão é um acido fraco e natural que vem associado a vários fitoquimicos benéficos, contribuiu para melhorar a digestão, ajuda na eliminação de toxinas e ainda melhora a alcalinidade do organismo. Só não pode tomar limão quem tem alergia a ele e quem tem excesso de produção de ácido no estômago (uma minoria da população – quase todas “gastrites”, “acidez gástrica” e “refluxos” são na verdade acusadas por deficiência de acidez gástrica e má alimentação)
Procure um profissional atualizado se ainda estiver com dúvidas sobre sua situação pessoal e o uso do limão.
Lembrando que não precisa exagerar na quantidade não, moderação é adequada em qualquer situação.

Adaptado de publicação da Dra. Lidia Bolfe

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.