O QUE É DIETA FLEXÍVEL ?

Vamos à mais um assunto muito comentado e pouco esclarecido! Afinal, o que é a “Dieta Flexível” ?!
O termo “Flexível” que deu o nome desta dieta, se deve ao fato de que, quando se estabelece a sua necessidade diária de Calorias & Macronutrientes (Carboidrato, Proteína & Gordura), não importa o que você consuma para atingir estes Carboidratos, por exemplo, desde que não ultrapasse a sua meta.
Ex. 1500kcal por dia, sendo 100g de Carboidratos
Estes 100g de Carboidratos podem ser:
– 1 un. (100g) de Banana com
2CS (30g) de Aveia em Flocos &
1cchá (5g) de Mel Orgânico no Café da Manhã
– 200g de Abóbora Japonesa cozida no Almoço
– 1/2 un. grande (200g) de Mamão Papaia no Lanche da Tarde &
– 4CS (80g) de Arroz integral cozido no Jantar

Ou pode ser:
– 50g de M&Ms
– 1un. de Pão Francês
– 1un. (100g) de Snickers

Obviamente que fiz um exemplo bem agressivo e oposto mas, no mais, esta é a idéia da Dieta Flexível: Flexibilizar os alimentos, desde que eles se encontrem dentro dos macronutrientes estipulados.
A Dieta Flexível é a mesma dieta, mais antiga, chamada IIFYM – If It Fit Your Macros.

Qual o ponto positivo?! Em teoria, uma pessoa pode comer M&Ms em algum momento, sem que ela se sinta culpada ou sinta que “estragou tudo”, pois o açúcar do M&Ms pode ser contemplado dentro dos Carboidratos da dieta daquela pessoa. Em tese, isso ajuda muito com o pensamento fatalista e compulsões alimentares, para alguns pacientes.

Qual ponto negativo?! Equivocar-se e acreditar que, Pão Francês, Snickers & M&Ms te trarão o mesmo corpo e a mesma saúde do que os itens acima mencionados. Uma vez, trocar os Carboidratos do Café da Manhã pelo M&Ms no cinema, não é nenhum problema, inclusive é o que faço na minha vida pessoal, sempre que quero “furar” a dieta. É a famosa lei da compensação. Come-se menos numa refeição pois sabe-se que irá exagerar em outra, ou vice versa.

O grande x desta questão é que pessoas com doenças específicas – principalmente auto imunes, que é o que mais trabalho – não podem trocar Batata Doce por Pão Francês… entendem?! E ninguém pode ou deve viver de alimentos pobre em nutrientes, só porque eles correspondem aos seus macronutrientes. Acredito que o ponto delicado desta dieta seja exatamente catequizar o paciente de que, ele pode sim, comer um Chocolate de vez em quando e ensina-lo que o Chocolate não o fez perder tudo… e que pode sim estar inserido dentro de um plano saudável. O problema que vejo nas redes sociais é que as pessoas estão levando a contagem de macronutrientes tão ao pé da letra, que esquecem que existe Vitaminas & Minerais.

Se o que realmente importasse fossem as calorias, fazer uma dieta era tão fácil quanto jogar dominó. Se o que realmente importasse fossem as calorias, conseguiríamos curar doenças e emagrecer os obesos apenas mexendo com este número absoluto… o que claramente não é o que acontece na prática.

E mais, na minha opinião, toda dieta deve ser flexível. O que isso significa? Pelo menos para mim e para meus pacientes, a minha missão é passar à ele aquilo que ele deve consumir, faze-lo entender o porque de certos alimentos e, catequiza-lo de que, caso não tenha ovos, ele pode comer frango, peixe, carne… ou pode também comer iogurte, queijo… E ainda, se quiser, pode comer um Hambúrguer com queijo & bacon… mas que Ovo não pode ser substituído por Banana, mesmo que a Banana seja saudável, ela não é do mesmo grupo alimentar…

O cardápio de um nutricionista tem que ter opções sim, mas o mais importante é o paciente aprender, aos poucos, fazer as melhores escolhas. Ninguém deve ficar engessado em 2 alimentos de manhã, 3 alimentos no almoço, 1 alimento no lanche e mais 2 alimentos no jantar. Isso se chama monotonia alimentar, causa desnutrição e o mesmo problema de consumir M&Ms e Chocolate como fonte de energia…

Fazer dieta tem que ser prazeroso, gostoso, saboroso, inovador…
Temos que estimular o raciocínio do paciente, testar novos sabores, ensinar como fazer as melhores escolhas, mesmo que ele esteja viajando… e que se quiser tomar cerveja no churrasco, evitar o pão e farofa.

Entendem onde quero chegar?!
Nenhuma dieta é a melhor. Nenhuma dieta é a salvação. Nenhuma dieta é para todo mundo. O que você precisa é encontrar a melhor dieta para você, normalmente com ajuda de um bom profissional e, a partir disso, ser muito bem orientado, para que você não ache que Low Carb é comer Picanha com provolone, Ovos com bacon, Frango com pele recheado de presunto, Nata no Café e Creme de Leite no Morango. Muito menos achar que flexibilizar a dieta é comer Snickers no Café da Manhã. Assim como a Gordura da Low Carb deve ser ponderada e usada com moderação, os quitutes da Dieta Flexível também.

Não existe uma dieta saudável que a base não seja Verduras & Legumes!
Falta interpretação, leitura e estudo… até mesmo para os pacientes. Sejam curiosos, leiam, perguntem!

É isso, espero que tenham entendido.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.