VAMOS FALAR SOBRE ADOÇANTES?

Texto adaptado de Nutricionista Fernanda Scheer @fernandascheernutri

Embora muitas pessoas já tenham conhecimento dos efeitos nocivos dos adoçantes artificiais, muitos não entendem muito bem o porque, e também ficam super na dúvida de quais são bons, quais são ruins… Como sempre digo em consulta, o ideal mesmo é a gente habituar o nosso paladar a sentir o sabor natural de todo e qualquer alimento. Sentir o sabor do café, do cacau, da salada… não estou falando para deixar de temperar suas verduras e legumes, claro que não… temos que usar e abusar deles, pois é o que faz a comida ser realmente saborosa, realçando sabores e adicionando saúde. Mas temperar é diferente de entupir tudo de sal & açúcar, que é o que o brasileiro mais faz (e americanos nem se fala né rs)

Mas, agora, vamos falar um pouco mais sobre a sucralose. Ainda recebo muitos pacientes fazendo uso desse tipo de adoçante, pensando ser uma boa opção. E este é o ponto que mais pego no pé de vocês… saber é poder! Comer batata frita sabendo que não é legal, tudo bem. Isso porque não será algo corriqueiro. Já comer barra de cereal ou adoçar com adoçantes ruins, achando que é bacana… ai sim mora o perigo, certo?! Então, vamos falar da Sucralose

  • Possui efeitos adversos na tireóide – uma vez que contém cloro em sua composição, substância que prejudica a absorção de iodo. E iodo é um nutriente fundamental para o bom funcionamento tireoidiano.
  • Piora do quadro de disbiose intenstinal – a sucralose pode destruir até 50% das bactérias benefícas do intestino – o que pode causar desconfortos intestinais, prejudicar a produção de serotonina (aumentando ansiedade) e denotar a imunidade… (Conseguem começar a entender que o buraco é bem mais embaixo…?!)
  • Alguns estudos – sérios – mostram relação com câncer e diabetes.
  • E, por incrível que pareça, há grande relação com o aumento da compulsão alimentar e sobrepeso.

Minhas sugestões para substituição e acredito que a sugestão de todas as nutricionistas funcionais são:

  • Stevia (Ela é diferente sim, habitue seu paladar. O nosso paladar é 100% adaptável e, na minha opinião, a Stevia cai super bem com suco de limão, maracujá, iogurtes… só realmente fica a desejar no cafezinho)
  • Xilitol & Eritritol (Que apesar dos nomes estranhos, são boas opções de adoçantes naturais)
  • Taumatina
  • Monk fruit (Fruta do Monge, mais conhecido nos EUA).

Lembrando que até esses podem ter efeitos negativos quando consumidos em excesso, por isso, bom senso no uso, sempre! E, dependendo do seu objetivo e estado de saúde, você também pode usar pequenas quantidades de açúcar de coco, açúcar demerara, açúcar mascavo, Maple, agave, mel ou melado.

E, segue aqui o link para leitura complementar com bastante embasamento para quem interessar!

E, aqui, esta imagem bacana que encontrei para ilustrar alguns adoçantes (via Ana Paula Pujol)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.