SOBRE O CICLO VICIOSO DO AÇÚCAR
1- VOCÊ COME AÇÚCAR
O açúcar ativa no cérebro as regiões de prazer & recompensa, portanto, possui propriedades viciantes, o que desperta cada vez mais desejo. É como se você estivesse viciado em alguma droga, de verdade.
2- SUA GLICEMIA DISPARA
Então, você come o doce e seu cérebro libera dopamina, que é entendido como prazer pelo nosso organismo. Até ai, tudo bem… estaríamos apenas “brigando” contra um desejo. Porém, nosso corpo também secreta insulina, hormônio que serve para retirar este excesso e açúcar do sangue que, obviamente, não é nada saudável estar elevado.
3- FOME CONSTANTE E DESEJO POR MAIS DOCES
Após essa liberação de insulina (para os não diabéticos), há a queda de açúcar no sangue que ativa a fome e consequentemente o desejo por mais doces. Aqui está o gatilho para a compulsão alimentar.
4- TÃO RÁPIDO QUANTO A GLICEMIA SUBIU, ELA DESPENCA
Como o nosso corpo não sabe e nem quer lidar com excesso de açúcar na corrente sanguínea, ele lança mão da Insulina para retirar este açúcar. Uma vez que a Insulina alta é um dos fatores determinantes que leva ao acúmulo de gordura no corpo, fica fácil entender porque engordamos tanto e porque também é tão difícil emagrecer… Sem açúcar (pois a Insulina já queimou tudo e mais um pouco – que é o que se espera em indivíduos não diabético – o corpo envia sinais de abstinência. E ai, você come açúcar… E começa tudo outra vez.
Resumindo:
Quanto mais açúcar, mais insulina > quanto mais insulina, menor glicose > quanto menor glicose, maior necessidade de comer > quanto maior necessidade de comer, mais compulsões alimentares > quanto mais compulsões…