ATENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO VEGANA & VEGETARIANA
por Nathalia Destri
A adesão às dietas vegetarianas vem crescendo nos últimos tempos e ganhando, assim, muita visibilidade e questionamentos. Independente dos motivos envolvidos na exclusão dos produtos animais, é necessário uma atenção nutricional especial a esta população, já que muitos nutrientes têm biodisponibilidade diminuída quando provenientes do reino vegetal em comparação às suas formas encontradas em animais e derivados.
Vegetarianos (exclusão de carnes com ingestão ou não de ovos, lácteos e outros derivados) e, principalmente, veganos (exclusão de qualquer derivado animal) devem cuidar com o exagero na ingestão de carboidratos, especialmente refinados e provenientes de pães, bolos, massas e outros farináceos, tendo sempre preferência à tubérculos, raízes, legumes, frutas e alguns cereais (maior quantidade de fibras e menor impacto na glicemia). É preciso, também, atenção à ingestão de fontes proteicas (ovos, lácteos, leguminosas, sementes, oleaginosas, tofu) e lipídicas (sementes, oleaginosas, coco, abacate, oliva, gema de ovo) de qualidade.
Micronutrientes, como Zinco, Vitaminas do Complexo B, Ferro, Cálcio & Iodo, devem ser bem calculados e manuseados para que tenham as melhores digestões possíveis com poucas interações entre nutrientes e/ou medicamentos potencialmente prejudiciais às suas biodisponibilidades. Um bom exemplo é a junção de Vitamina C ao Ferro Vegetal (maior absorção pelo corpo) e a não ingestão deste mineral & Cálcio, numa mesma refeição (pois há disputa pelo mesmo sítio, ou seja, são diferentes chaves para uma mesma fechadura de absorção no intestino).
Além disto, também deve haver uma preocupação com fatores antinutricionais (naturalmente presentes em alimentos) e fibras em excesso já que ambos os grupos tendem a ingeri-los em grandes quantidades e esses, quando em exagero, atrapalham (e muito!) a digestão e o aproveitamento de minerais, vitaminas e compostos bioativos de alimentos.
Em adição, assim como a maior parte dos onívoros (infelizmente), vegetarianos & veganos precisam acompanhar de perto seus níveis corpóreos de vitaminas B 12 e D, sendo que a primeira pode ser ingerida através de leveduras e algas e a segunda sintetizada a partir da exposição solar, por terem alta tendência à importantes deficiências das duas.
Estes padrões alimentares apresentam correlação com menores incidências de diabetes, hipertensão, cânceres, doenças cardiovasculares e outras patologias diversas e são, portanto, considerados muito saudáveis e promissores quando bem orientados por bons profissionais da área.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!