O REAL PROBLEMA DO LEITE DE VACA

  • O “problema” do Leite de Vaca, não está na Lactose. A presença da Lactose faz-se ruim apenas para quem não tem a produçao própria da enzima Lactase – que quebra a Lactose em Glicose e Galactose. Portanto, se você se sente melhor em consumir derivados Lacteos sem lactose, mesmo não apresentando Intolerancia à Lactose, tudo bem, mas saiba que o melhor mesmo é consumir com moderação os DERIVADOS (falarei adiante sobre o Leite Liquido) do Leite de Vaca, com ou sem Lactose. Calma, evitar não é excluir completamente, fazendo um terrorismo nutricional em cima de determinado alimento, consumir com moderação é evitar sempre que possível e revezar no consumo, com outros lácteos, a menos que apresente alguma doença inflamatória e(ou) autoimune… ai estamos falando em doenças, não em pessoas sadias.
  • Isso porque o Leite de Vaca é composto por uma proteína chamada Caseína A1, que é pró inflamatória. Isso significa que você vai consumir e ficar inflamado?! Não. O nosso corpo apresenta mecanismos naturais para manter a homeostase e o equilíbrio naturalmente, senão estariamos todos mortos com tanta besteira e tranqueira que, mesmo sem querer, acabamos consumindo (Ex. agrotóxicos, Ômega 6, soja, poluentes…). Caso voce não apresente nenhuma doença, não custa nada VARIAR o consumo dos derivados lácteos de vaca, com derivados lácteos de cabra, ovelha & búfala, que não apresentam esta proteína, e sim a proteína Caseína A2, que mostra-se com potencial bem menos inflamatório. (Obs. Já viram crianças que nascem com alergia à proteina do leite ~de vaca~ e precisam consumir o leite de cabra?! Pois bem, esta aqui a explicação)
  • Caso apresente alguma doença inflamatória e(ou) autoimune, sugiro que consuma com muita moderação e, se possível, exclua do seu dia a dia. Deixe para momentos muito específicos, onde não ha muita saída, ou onde consumir sem perceber… num preparo na casa de amigos ou em eventos, por exemplo!
  • Sobre o LEITE LÍQUIDO que é vendido no mercado… isso ja é bem sabido, mas não custa falar novamente. Não é pela Lactose ou pela Caseina A1. É pela adulteração toda… que me causa tristeza. Se possível, procure consumir derivados Lácteos (principalmente de vaca) de produtores locais, queijos artesanais… procure valorizar o que temos, próximo de nós ou com a menor necessidade de adulteração. Sempre que produzido em grande escala ~e quando digo grande, é graaaaaande… rsrs~ terá maiores chances ~mesmo a gente esperando que não… e confiando na seriedade de empresas, sabemos que nem sempre é assim~ de adulteração. Por isso, reitero: Lácteos de cabra, ovelha & búfala, além de não apresentarem Caseína A1, ainda apresentam produção infinitamente menor do que Lácteos de Vaca. Para os intolerantes, existe a versão Sem Lactose de diversos produtos como o Iogurte de Ovelha da Casa da Ovelha, a Mussarela de Búfala da Búfalo Dourado… basta ficar atento às gôndolas e cuidar daquilo que consome.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.