TRUFINHAS LOW CARB

INGREDIENTES
– 1 barra (100g) de Chocolate > 85% Cacau ou Chocolate de qualidade, sem açúcar
– 3 colheres de sopa (45 a 50g) de pasta e(ou) manteiga de amêndoas, castanha de caju, coco…
– 2 colheres de sopa de Xilitol OU Eritritol

MODO DE PREPARO
1.
Misture a pasta e(ou) manteiga de amêndoas com o xilitol até ficar bem homogêneo.
2. Faça bolinhas e guarde no freezer.
3. Derreta o chocolate em banho maria.
4. Com ajuda de um garfo, mergulhe as bolinhas no chocolate.
5. Repita 2 a 3 vezes cada bolinha, até ficar com uma camada de chocolate que te agrade.
6. Envolva em cacau em pó sem açúcar ou, coco ralado se desejar.
7. Leve ao freezer ou geladeira por 3 horas e pronto.

ATENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO VEGANA & VEGETARIANA

por Nathalia Destri

A adesão às dietas vegetarianas vem crescendo nos últimos tempos e ganhando, assim, muita visibilidade e questionamentos. Independente dos motivos envolvidos na exclusão dos produtos animais, é necessário  uma atenção nutricional especial a esta população, já que muitos nutrientes têm biodisponibilidade diminuída quando provenientes do reino vegetal em comparação às suas formas encontradas em animais e derivados.

Vegetarianos (exclusão de carnes com ingestão ou não de ovos, lácteos e outros derivados) e, principalmente, veganos (exclusão de qualquer derivado animal) devem cuidar com o exagero na ingestão de carboidratos, especialmente refinados e provenientes de pães, bolos, massas e outros farináceos, tendo sempre preferência à tubérculos, raízes, legumes, frutas e alguns cereais (maior quantidade de fibras e menor impacto na glicemia). É preciso, também, atenção à ingestão de fontes proteicas (ovos, lácteos, leguminosas, sementes, oleaginosas, tofu) e lipídicas (sementes, oleaginosas, coco, abacate, oliva, gema de ovo) de qualidade.
Micronutrientes, como Zinco, Vitaminas do Complexo B, Ferro, Cálcio & Iodo, devem ser bem calculados e manuseados para que tenham as melhores digestões possíveis com poucas interações entre nutrientes e/ou medicamentos potencialmente prejudiciais às suas biodisponibilidades. Um bom exemplo é a junção de Vitamina C ao Ferro Vegetal (maior absorção pelo corpo) e a não ingestão deste mineral & Cálcio, numa mesma refeição (pois há disputa pelo mesmo sítio, ou seja, são diferentes chaves para uma mesma fechadura de absorção no intestino).
Além disto, também deve haver uma preocupação com fatores antinutricionais (naturalmente presentes em alimentos) e fibras em excesso já que ambos os grupos tendem a ingeri-los em grandes quantidades e esses, quando em exagero, atrapalham (e muito!) a digestão e o aproveitamento de minerais, vitaminas e compostos bioativos de alimentos.
Em adição, assim como a maior parte dos onívoros (infelizmente), vegetarianos & veganos precisam acompanhar de perto seus níveis corpóreos de vitaminas B 12 e D, sendo que a primeira pode ser ingerida através de leveduras e algas e a segunda sintetizada a partir da exposição solar, por terem alta tendência à importantes deficiências das duas.
Estes padrões alimentares apresentam correlação com menores incidências de diabetes, hipertensão, cânceres, doenças cardiovasculares e outras patologias diversas e são, portanto, considerados muito saudáveis e promissores quando bem orientados por bons profissionais da área.

AFINAL, COMER SAUDÁVEL É REALMENTE CARO?

Hoje o texto vai fugir um pouco do padrão aqui do site… mas acho este assunto muito interessante de ser exposto e comentado.

Vamos aos fatos. O que é comer saudável para você?!
Acordar e comer Pão Sem Gluten de uma marca que você adora, com Manteiga Ghee de outra marca que já é temperada, tomar Café com Leite de Amêndoas de uma marca bem bacana que você gosta do sabor e acha com facilidade no Mundo Verde, afinal… precisamos de praticidade, certo?! No meio da manhã você come um Cookie Fit de alguma marca de suplemento americana. No Almoço, você come na rua, em algum Self Service milionário do Itaim, pega Salada, Verdura, Legumes & Frango e paga R$30,00 em 300g de comida… e assim por diante. Isso soa saudável para você?! Isso soa “fazer dieta” para você ?!

Pois bem. Se a sua resposta foi sim… infelizmente vou ter que te dar a notícia de que, você pode até comer Pão Sem Glúten de alguma marca bacana e etc… se você não estiver preocupado com o valor da compra! Comprar industrializados “saudáveis” nunca foi e nunca será pré requisito para comer saudável… eu falo em consulta, os industrializados do bem são um auxilio. Uma ajuda. Uma bengala para a transição… em hipótese alguma eu diria para alguém viver comprando produtos… mas, mais uma vez, se você pode comprar, se você prefere… eu te passo as melhores e mais naturais marcas! Porque sim, existem! Mas… se você é do time que acha que comer saudável é caro demais… é porque você está seguindo muita blogueira e pouca nutricionista… rs pois Comida de Verdade se compra na feira, não tem marca, não tem tabela nutricional!

Longe de mim estar criticando marcas, até porque eu mesma sou consumidora assídua de inúmeras… posso até citar ao final do post, sem jabá, sem dinheiro envolvido. Apenas porque confio e, na ponta do lápis, para mim compensa o custo x benefício.

Separar algumas horas do seu Domingo para cozinhar comida… preparar seu lanche na noite anterior, e usar o seu freezer para guardar alguma coisa além de gelo, já vai te ajudar muito, mas muito mesmo, a ter uma vida mais saudável ! Levar a comida para o trabalho então… com certeza absoluta, comprar orgânicos no supermercado – existem diversas feiras orgânicas onde se compra por preços mais acessíveis e, muitas partes dos legumes, como as folhas da cenoura, por exemplo, que seria descartada, eles te dão. Sim, eles te dão de graça, apenas precisa higienizar & refogar… – será mais barato do que comer em restaurante por kilo no bairro nobre de São Paulo. É oficialmente mais barato comprar Verduras & Legumes, Castanhas – mais uma vez, saiba onde comprar… hoje em dia tem até online, não tem desculpa – Ovos, Sementes e arrisco até em dizer, que alguns Whey Protein… tudo isso, no lugar de Bolachinhas Fit, Suco Detox da lanchonete, Açaí com Leite em pó, Pão de Queijo com Coca Cola, Sanduíche Natural no posto, Tapioca no trabalho, etc…

Ou seja, a mensagem que quero passar aqui, é que antes de mais nada precisamos mudar a nossa mente. Nutricionista funciona para quem já está com a mente apta a aderir o plano alimentar… infelizmente, muitos pacientes nos procuram para resolver problemas que, enxergamos claramente, ter fundo comportamental, não nutricional. Entendem?!

Enquanto a sua mente encontrar desculpas para te sabotar… você continuará acreditando que comer saudável é caro demais… e nem irá começar. Sem nem perceber que talvez as besteiras que você come, com o apelo de ser mais em conta, pesam tanto quanto a outra opção… sem contar nos gastos – que muitos sequer pensam nisso – que você terá que ter com a sua saúde lá na frente… quando alguma doença lhe acometer.

Por isso digo, e repito. Comer bem é auto cuidado. Encare comer bem como você encara ir ao salão, fazer as unhas, uma massagem, uma viagem. Encare como um ato de amor próprio! Seu corpo, seu templo!

OBSERVAÇÃO.
Marcas que gosto e(ou) uso no dia a dia ou no SOS rs

  • Salgado Maromba – Coxinha Maromba Sem Lactose
  • True Food Brasil – Comidas Low Carb Ex. Pães, Muffim, Bolo…
  • A Tal da Castanha – Leites Vegetais
  • Essential Nutrition – Suplementos
  • Nutrify – Suplementos
  • B.ON – Barras de Proteína & TCM
  • Liv Up – Comida congelada saudável
  • Flormel – Snack de Coco & Snack de Grão de Bico
  • Chocolife – Chocolates & Suplementos
  • AMMA – Chocolates Orgânicos
  • Pic Me – Snacks & Purê de Frutas
  • Naked – Picolés
  • Etc

São diversas marcas, mas o que levo como regra para entrar na minha casa ou no meu corpo: Ingredientes são Naturais ou Comida de Verdade?! Se sim… ótimo! Se não… vou gastar meus pontos comendo meu Hambúrguer com Batata Frita rústica do Big Kahuna – fica a dica – que é umas das pouquíssimas & raras coisas que realmente vale cada mordida, caloria, glúten e aumento dos meus anticorpos… rsrs

SAÚDE TIREOIDIANA – O QUE VOCÊ PRECISA SABER

A tireóide é uma glândula pequena, no formato de uma borboleta, e seu tecido é formado por proteínas ricas em iodo, são as tireoglubulinas. A principal função da tireóide é, simplesmente, regular o metabolismo e o ritmo com que o nosso organismo produz, utiliza e armazena energia. Tão importante que acredito ser inadmissível um médico subestimar as queixas de um paciente, e ignorar a possibilidade de haver algum problema nesta glândula…

Os principais hormônios que a tireóide produz são o T4 & T3. Sendo, na sua grande maioria, o T4, enquanto que o T3 é produzido principalmente por conversão (perda de iodo). A principal função do hormônios T4 não é agir diretamente nos tecidos, chamo de hormônio de reserva. É preciso que seu corpo seja capaz de realizar esta conversão, produzindo então o T3 livre, que irá atuar diretamente em todos os tecidos do nosso corpo. Absolutamente todos.

SINTOMAS DE HIPOTIREOIDISMO

  • Fadiga crônica
  • Incapacidade de concentração
  • Letargia
  • Insônia
  • Ganho de peso
  • Resistência à insulina
  • Incapacidade de perder peso
  • Baixa resistência ao esforço físico
  • Depressão
  • Déficits de memória
  • Aumento do colesterol…

E ai, finalmente, aonde quero chegar?!
Quero chegar na parte em que a Nutrição entra para auxiliar a sua glândula a produzir os hormônios da forma correta, trazendo qualidade de vida & vitalidade para o seu dia a dia! Obviamente, o acompanhamento médico não torna-se desnecessário, uma vez que as causas são diversas e, pode até ser hipotalâmica, por exemplo. Mas, vamos às estratégias nutricionais que podemos & devemos adotar.

MINERAIS ESSENCIAIS

  • Iodo – Principal mineral da tireóide, é a estrutura da glândula, como falamos bem no início.
  • Ferritina – Proteína de reserva, extremamente necessária para conversão correta do T4 em T3.
  • Zinco – Participa na função de 100 enzimas, diretamente relacionado com a imunidade, defesa, crescimento e desenvolvimento do organismo.
  • Selênio – Este é um mineral que está diretamente relacionado com a saúde da tireóide e sistema imune, além de prevenir danos celulares causados pelos radicais livres gerados pelos stress. Na deficiência de Selênio o corpo transforma o T3 Livre em T3 Reverso, uma forma inativa que pode se ligar nos receptores de T3, porém, sem função… E, quando em excesso, causa diversos sintomas como irritação nos olhos, secura e coceira, pele seca ou muito oleosa, queda de cabelo, tremores nas mãos, alteração da frequência cardíaca…

Ou seja, para que a enzima deiodinase – responsável por converter T4 em T3 – funcione e atue corretamente, é preciso níveis ótimos – não apenas “dentro da normalidade” de um valor de referência laboratorial – de, pelo menos, Iodo, Ferro, Ferritina, Zinco & Selênio.

E, ao mesmo tempo que devemos nos atentar ao consumo dos minerais acima, devemos também evitar alguns alimentos & hábitos no nosso dia a dia. Para simplificar, vou criar abaixo a lista do que devemos priorizar, e também a lista daquilo que devemos evitar! Para que todo mundo possa cuidar direitinho desta glândula tão importante. Vamos lá

CONSUMIR/ ADQUIRIR HÁBITO

  • Peixes Selvagens (Ômega 3) – Para desinflamar, cuidar do corpo como um todo.
  • Algas Marinhas & Frutos do Mar (Iodo)
  • Folhosos Verde Escuro (Ferro)
  • Carne Vermelha Orgânica, apenas para quem consome, claro.
  • Castanhas & Sementes diversas (Selênio)
  • Cogumelos (Zinco)
  • Semente de Abóbora (Zinco)
  • Cacau (Zinco)
  • Frutas Vermelhas & Açaí Natural (Antioxidantes)
  • Sauna Seca – Evitar a úmida pelo excesso de Cloro
  • Higiene Bucal rápida – Caso use pasta com Flúor – não engolir pasta de dente
  • Consumo de Orgânicos
  • Manejo do Stress – Tenha um tempo para você, praticar atividades físicas é uma excelente forma de controlar o Stress e ganhar muita qualidade de vida

EVITAR

  • Brometo
  • Flúor
  • Soja – Com exceção do Tofu Orgânico & Missô Orgânico
  • Amendoim
  • Sucralose & Adoçantes artificiais
  • Cloro
  • Brássicas cruas – Ex. Brócolis, Couve Flor, Couve Manteiga…
  • Sauna úmida
  • Natação em piscina tratada com Cloro
  • Açúcar refinado
  • Leite de Vaca & derivados lácteos de vaca
  • Glúten
  • Jejum prolongado ( > 16h ) caso você já tenha alguma alteração tireoidiana

 

SNACK (PICANTE) DE GRÃO DE BICO

Ingredientes
– 2 xíc. (chá) de grão-de-bico cozido – Deixar de molho por 12 a 24h antes de cozinhar
– 1 col. (sopa) de azeite extravirgem, manteiga Ghee ou óleo de coco
– 1/4 de col. (chá) de pimenta preta em pó
– 1/4 de col. (chá) de cúrcuma em pó
– 1/4 de col. (chá) de páprica picante
– 1/4 de col. (chá) de páprica doce
– 1/2 col. (chá) de sal rosa

Modo de preparo
1. Coloque o grão-de-bico de molho por 12h a 24h.
2. Descarte a água do remolho e cozinhe o grão de bico na panela de pressão.
3. Em uma assadeira antiaderente, disponha o grão de bico e tempere com azeite e especiarias.
4. Mexa a fôrma até que todos os grãos fiquem revestidos pelos temperos.
5. Asse no forno preaquecido a 220C por cerca de 30 minutos, mexendo para dourar e ficar crocante.
6. Deixe esfriar por completo e armazene em um pote bem fechado.