SAIBA PORQUÊ A LEPTINA É UM HORMÔNIO CHAVE,
QUANDO SE PENSA EM EMAGRECIMENTO

A Leptina é de extrema importância no processo de emagrecimento, porém pouco falada. Produzida pelas nossas células adiposas (adipócitos), a Leptina é conhecida com o “Hormônio da Saciedade” pois envia sinais ao nosso Sistema Nervoso Central de que já estamos saciados e, portanto, que devemos parar de comer. Além disso, a Leptina é aquele hormônio essencial, que faz com que a gente perca peso após uma viagem onde engordamos… e também faz com que a gente ganhe peso, quando perdemos rápido por algum motivo… principalmente doenças.

Calma. Ficou confuso?! Pois bem. Pense que, se você pesa 60kg e viajou para os Estados Unidos, passou 10 dias e ganhou 4kg. Claramente este não é o seu peso. O seu corpo sabe que não é o seu peso… logo, a Leptina é o hormônio responsável por acelerar o metabolismo e diminuir o seu apetite, até voltar no seu peso normal. Da mesma forma que, se você pesa 60kg e, perde 4kg porquê ficou doente… ao passar os enjôos você sentirá mais fome e estará letárgico… com o metabolismo mais lento!

Este é um mecanismo incrível e, na minha opinião, pouco falado ou até estudado. Pense agora, num indivíduo que pesa 60kg faz 10 anos. De repente ele quer emagrecer e, com uma estratégia errada, ou de forma sofrida, simplesmente passa fome e reduz em 50% as suas calorias diárias. Ele, assim, perde 5kgs em 20 dias! Qual o prognóstico deste paciente?!

Naturalmente o corpo irá entender que algo está errado, e irá aumentar o apetite desta pessoa, gerando os famosos quadros de Compulsão Alimentar – não é apenas em restrição calórica que a Compulsão aparece. Voilà! Veja porquê dietas com restrição grande de calorias não funcionam a longo prazo…

O processo de emagrecimento não é fisiológico! O nosso corpo não quer emagrecer… O nosso corpo quer armazenar energia. Ele faz de tudo para que isso aconteça… portanto, pessoas com deficiência de Leptina – pode ser congênito – terão uma dificuldade enorme de emagrecer, pois o corpo acredita que ela é magérrima… não pode perder mais gordura, por sobrevivência.

Assim como pessoas com excesso de peso possuem resistência a Leptina, ou seja… Elas tem bastante Leptina na corrente sanguinea, mas assim como acontece na Resistência à Insulina, os tecidos ficam resistentes e não respondem à esse hormônio, fazendo-se necessário produzir mais e mais… Por isso, geralmente, estas pessoas possuem o apetite sempre aumentado.

Mas… o que fazer para controlar melhor a Leptina?!
Até onde sei, temos mecanismos de controle de Leptina, principalmente em casos de Resistência à Leptina… E até onde sei, o único jeito de aumentar a Leptina, é fazer o famoso REFEED – Realimentação – durante as dietas de emagrecimento a longo prazo ou restritivas. O famoso “Dia do Lixo” nas dietas de fisiculturismo tem sim, fundamento… rsrs

Mas, vamos lá, como manter os seus níveis de Leptina adequados?!

  • Dormir bem! Quem dorme pouco ou dorme mal, apresenta níveis reduzidos de Leptina.
  • Exercite-se regularmente. A prática de atividade física será sempre uma boa idéia.
  •  Evite alimentos inflamatórios – já falei muito deles por aqui, mas basicamente seria o açúcar, a farinha e a gorduras trans.
  • Aumente o consumo de alimentos antiinflamatórios – vitaminas & minerais das frutas, verduras, compostos dos chás, ervas & temperos, além do ômega 3. 
  • Se você está fazendo Dieta Low Carb restrita – leia-se cetogênica ou consumo reduzido de carboidratos por muitos dias seguidos, sem furos… –  aumente o consumo de carboidratos bons de vez em quando. A cada 10 dias, por exemplo. E estes carboidratos seriam as raízes, tubérculos, frutas doces…

 

OBSERVAÇÃO. Além disso, a Leptina também controla pressão arterial, células imunológicas, ciclo menstrual, massa óssea, batimentos cardíacos, secreção de Insulina e hormônios tireoidianos!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.