CONSUMO DE FRUTAS x ESTEATOSE HEPÁTICA

Há um tempo atrás, começou um bafafá sobre o consumo de Frutas vs Cirrose Hepática… relembrei disso estes dias e achei que seria bacana conversamos a respeito. Vamos esclarecer as coisas ponto a ponto. Como Internet é um telefone sem fio, a informação que chega no final é que comer fruta causa cirrose hepática, o que obviamente não é verdade.

Entretanto, a informação é a seguinte: Frutas são ricas em Frutose e este açúcar é sim, hepatotóxico. Porém, a natureza como sempre muito sabia, nos entregou o “veneno” (frutose) junto do “antídoto” que são as fibras. Ou seja, comer a fruta inteira, com o bagaço e a casca quando possível, não tem esse impacto na saúde hepática.

O que temos que cuidar, são dos Sucos de Fruta, pois estes contém apenas a frutose livre. Sem fibra alguma e, de quebra, para fazer um copo suco usa-se de 3 a 5x mais frutas. Então vamos fazer as contas comigo: Se 1un. de Laranja contém 60kcal, 15g de Carboidratos, fibras & vitaminas… o Suco de Laranja contém 5un. de Laranjas, 300kcal, 75g de Carboidratos, zero fibras e dependendo do tempo de exposição, quase nao tem vitaminas, pois são sensíveis à exposição do oxigênio.

Neste caso, o consumo de suco de fruta, mesmo o natural, pode ser sim bastante prejudicial, principalmente se a pessoa não precisa deste aporte de carboidrato (energia). Ou seja, ela consome 250ml de Suco de Uva Integral e… vai ficar sentada. Desta forma, a Frutose irá sobrecarregar o seu fígado para conseguir metabolizar toda essa frutose. Se o único “veneno” que o seu fígado tem que se livrar for isso, talvez você apenas gere um grande aumento de Insulina, talvez dificulte bastante o seu emagrecimento, mas não tenha grandes problemas no fígado.

Mas, e ai, finalizamos esta polêmica com o ÚNICO consenso na medicina: Doenças no fígado (Esteatose, Cirrose…) são tratadas com uma dieta POBRE EM CARBOIDRATO, principalmente carboidrato de alto impacto glicêmico (Açúcar, farinha, arroz… frutose). Portanto, a fruta não causa mal à ninguém, mas se você está doente, porque se entopiu de carboidratos refinados, a exclusão ou consumo realmente moderado, escolhendo aquelas menos doces… vai ter que ser feita. E, especialmente sob a forma de frutose livre, que são os Sucos.

Outra forma de Frutose que ninguém lembra.. é aquela que aparece na industria alimentícia sob a forma de tranqueiras industrializadas que usam a frutose como adoçante barato e venenoso. Fim.

Agora, uma observação simples… Obviamente que se você quer emagrecer, evite as frutas mais doces como Manga & Banana por exemplo, e também os sucos de fruta – isso porque acabamos de aprender que eles são ricos em frutose (da fruta), mas pobre em fibras, o que faz com que este açúcar seja rapidamente absorvido, ativando a Insulina.

Agora, se você não estiver fazendo Dieta Cetogênica (que não é indicado para todo mundo & não é pré requisito para emagrecer) e você gosta de frutas… coma Frutas sim! Frutas como Morango, Frutas Vermelhas, Açaí Natural sem xarope, Maracujá, Kiwi, Cereja, Melão, Nectarina, Ameixa fresca, Coco, Abacate… são frutas naturalmente baixas em frutose! Já Manga, Mamão, Banana… podem ser consumidas sim, desde que você controle a porção e a quantidade ao longo do dia!

Uma porção de fruta contém aproximadamente 20g de Carboidrato, o que, dentro de um dia inteiro, não é nada, concordam?! Apenas COMAM COMIDA DE VERDADE – e respeitem a sua estratégia alimentar do momento! Se o seu nutricionista retirou as frutas por enquanto, aguenta a mão porque ele vai colocar de volta na hora que fizer sentido… confia! rs.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.