FAZER DIETA x REFEIÇÕES LIVRES

Acho muito bacana abordar esse tema… chega a ser até engraçado, como quase todas as pessoas que passam em consulta, perguntam sobre o tal “dia do lixo”, ou como fazer as suas “refeições livres”. É quase como iniciar um relacionamento pensando no dia em que vai trair rsrs

Parece muito óbvio que o nutricionista espera que o paciente não fure a dieta… certo?! Pois bem, diferentemente de relacionamentos, não é isso que nós esperamos de vocês! O que a gente espera é que vocês tenham uma boa aderência ao plano alimentar, que vocês gostem das opções que estão ali prescritas, que vocês sintam-se energizados e satisfeitos com o que comem no dia a dia, a ponto de não precisar furar a dieta. Porém, sempre irá existir uma festa, um coquetel, um vinho ou viagem. E tudo bem!

Meus pacientes me perguntam “Como furar a dieta?” e eu respondo “Com aquilo que realmente vai valer a pena!” entendem!? O que vale a pena para mim é um Hambúrguer com Fritas. Eu passo ilesa na pizzaria, na massa em restaurante italiano, nas frituras de barzinhos, no trigo do árabe… Mas ir numa hamburgueria e comer a carne no prato… não vai ser natural. Vou ficar irritada e muito provavelmente vou acabar não resistindo e comendo, o que vai me gerar frustração, e vou me sentir incapaz de “me controlar”… o que é horrível! Então, o que fazer nesses casos?!

Simples. Quando eu vou na Hamburgueria, eu peço exatamente o que eu quero. Eu já vou com o intuito de comer aquilo, e eu como conscientemente, sei que não faz bem, sei que tem muito mais carboidrato e calorias do que estou acostumada, e tudo bem. Tudo bem porque o resto do meu dia e da minha semana, foram muito bons, e provavelmente eu não vou engordar ou prejudicar minha saúde.

O ponto que quero chegar é que os furos existem, mas eles devem ser a exceção, não a regra. Isso parece muito óbvio, mas vejo muito pacientes que comem um chocolatinho com o café na hora do almoço… uma bolachinha no meio da manhã, um pão de queijo na reunião, um choppinho no Happy Hour, uma torradinha no café da manhã… e tudo isso, pode parecer pouco se isolado, mas somam-se 3 ou 4 furos por dia, que juntos fazem com que a conta não feche. Fazem com que seus triglicérides continuem altos ou seu peso não diminua…

Como furar a dieta?! Com aquilo que vai te fazer realmente feliz!
Não comer sorvete só porque estão todos na sorveteria…
Não comer pão só porque é fim de semana…
Não comer massa só porque é um restaurante italiano…
Quase sempre haverá outras opções. Mesmo. Basta você querer, olhar o cardápio, parar 30 segundos para pensar se realmente vale a pena… porque as vezes, nem vale. O “só hoje” vira todos os dias e você se frustra, pensa que dieta não é para você, porque afinal, nada muda.

Tome as rédeas da sua alimentação. Abra poucas exceções e, quando abrir, sem culpa, viva feliz! Coma feliz, sem sentir-se mal por isso. Comer é um ato cultural e social. Só deixo a mensagem de que isso seja feito com moderação. De nada adianta se privar a ponto de sofrer durante a semana, e no fim de semana se recompensar por isso. A idéia é que você se esforce, não se sacrifique. E isso, todos os dias.

Sacrifícios não duram muito tempo.
Sacrifícios tem começo, meio e fim. Sacrifícios são os famosos “Projeto Verão” onde eu, com certeza, vou pedir o Hambúrguer no prato, sem pão, e vou ficar sem meu Vinho. Isso é sacrifício para mim, e obviamente que eu só faço isso, nas vésperas de uma viagem, por exemplo. O resto do meu ano, eu me mantenho bem, saudável e fazendo as melhores escolhas. Isso, no caso, é esforço.

Espero que tenham entendido.
Lembrem-se que o seu corpo, é a sua casa. Seu templo.
Cuidem-se.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.